quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Batalha do Apocalipse na Casa do Guenzo


“Chegamos nos créditos de...”...er... não, não... isso já foi usado. (Cabine Celular)

“Lambda Lambda Lambda...” ...xii...esse também. (Jovem Nerd).

Como iniciar com impacto? Bem, melhor eu ir direto ao assunto.




O que falar sobre A BATALHA DO APOCALIPSE, o livro do Eduardo Spohr, que é tão falado por blogs, twitters, sites e podcasts pela rede?

A mais ou menos um ano (não me lembro bem quanto tempo), ouvindo Nerdcast ouvi sobre um tal livro que tava sendo lançado por um tal Eduardo Spohr. Vi achei legal, mas não me interessei muito.

Depois de um tempo acabei conhecendo a Jornada do Herói por um dos programas do site. O que me despertou o interesse por Joseph Campbell e sua tão fascinante trajetória do herói. Pesquisei sobre o assunto por um período e eis que, este ano, surge um curso sobre o tema, ministrado pelo Eduardo Spohr. A essa altura eu já havia me esquecido a existência do livro, até que nas aulas do curso algumas pessoas da turma comentaram sobre a obra.

Por curiosidade resolvi catar informações sobre o livro e fui ouvir o já antigo Nerdcast 80. Achei a historia tão interessante que comprei o livro assim que o programa terminou.

Foi assim que cheguei até o livro




A partir daí, preferi começar a ler com calma e sem colocar muita expectativa, apenas curioso. E foi logo nas primeiras páginas que me surpreendi. As primeiras cenas do livro são impressionantes. Essa primeira impressão do livro já despertou um interesse e uma ansiedade para saber exatamente do que se tratava e o que iria acontecer.

Independente de todo o frenesi, A Batalha do Apocalipse é uma obra única na literatura brasileira. E digo, sem exagero, que poucas vezes li um livro que me deixasse tão empolgado durante a leitura. As cenas de luta são adrenalina pura, e são colocadas na hora e na medida certa. Porem o que mais se destaca na obra é a sua história com os seus personagens envolventes e toda a bela e inteligente mistura de fatos históricos, mitologia de diversas culturas e fantasia. Sempre com tudo bem explicado.

É surpreendente como Spohr buscou referencias, pesquisou e se informou, mas nunca se prendendo a nada, criando assim uma mitologia e um universo completamente novo de tudo que já se viu.

Segundo o próprio autor, suas referencias foram filmes como Anjos Rebeldes , HQ’s da Vertigo como Sandman, Preacher e Hellblazer, livros clássicos religiosos como A Bíblia Sagrada e o Mahabarata , assim também como outros autores famosos como HP Lovecraft, J.R.R Tolkien e Robert E. Howard.

No meio de tanto vampiro brilhante ou não, é muito bom ler uma obra que não tenha chupadores de sangue românticos e que alem disso, é muito bem escrita com inteligência e uma historia hipnotizante.

Recomendo muito!!!

E espero, quem sabe, alguns spin-offs ou outras historias desse universo tão impressionante.


Aconselho a quem estiver interessado a conhecer o livro entrar aqui e ouvir alguns do teasers que tem lá, são muito legais. Algumas imagens legais que você vai encontrar lá, aqui e aqui.


A Sinopse:

Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.” (fonte - O Livrerio )